MANUTENÇÃO
PREVENTIVA
Manutenção preventiva é um conjunto de procedimento e testes realizados com o intuito de medir a seguridade do seu estabelecimento, protegendo-o com base nas normas técnicas de segurança e/ou incêndio.
A manutenção preventiva de incêndio é necessária em qualquer tipo de instalação, ainda que a mesma esteja vazia ou inativa, sendo exigida de 3 em 3 meses pela lei. Nesses quesitos enquadram-se as instalações: residencial, comercial ou industrial.
A periodicidade trimestral deve ser respeitada para que os proprietários de edifícios comerciais ou residenciais não sejam multados por inadequação técnica. O sistema de proteção contra incêndios deve ser rigorosamente respeitado e seguir as regras de prevenção.
CORRETIVA
A manutenção corretiva é realizada com o objetivo de eliminar problemas que já existem ou estão prestes a existir. As correções devem ser contínuas para que não prejudiquem a segurança do seu imóvel, empresa ou indústria.
Exemplos de manutenção corretiva:
-
Reparo de Emergência: reparos urgentes, como um extintor fora do prazo de validade.
-
Falhas de serviço: restaurar serviços que estão inativos. Por exemplo: chuveiros/sprinkles.
-
Reparar: consertar objetos que estão quebrados, como sinalizador de emergência.
-
Atuação: manutenção projetada para restaurar algo às suas condições iniciais para um ótimo desempenho. Por exemplo: manutenção de portas corta fogo.
-
Qualidade: correção de objetos com qualidade dos utensílios. Por exemplo: manutenção das mangueiras para cessar o incêndio.
MONTAGEM E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Nessa etapa é realizada a instalação de equipamentos e adequações técnicas de segurança e prevenção em combate a incêndios de acordo com todas as normas e padrões de segurança.